domingo, 16 de janeiro de 2011

Guiness Record

Todos os veterinários passam pela mesma experiência quando aparece um animal em que o exame físico e análises sanguíneas (e exame neurológico neste caso) não fazem sentido. Ficamos sem saber o que fazer. A única maneira de termos alguma pista é fazer uma batelada de testes, se houver dinheiro. Testar todas as doenças infecciosas mais comuns da zona e esperar ter a sorte de um teste vir positivo. Ou isso, ou esperar que o animal comece a ter novos sintomas que nos ajudem.
Neste caso, nada fazia sentido e foram pedidos todos os testes possíveis e imaginários. O animal foi virado do avesso para se tentar perceber o que se estaria a passar. Já depois de Rx, ultrassom, consulta de oftalmologia, estavamos na consulta de ortopedia quando uma das médicas ortopedistas diz: está aqui uma carraça!
Um dos diagnósticos diferenciais do animal era a paralesia da carraça, apesar de não encaixar bem no quadro. Tiramos a carraça e se fosse essa a causa do problema era esperado que o animal no dia seguinte estivesse muito melhor. A quantidade de testes feita ficou pela módica quantia de mil e duzentos dólares. Isto fez com que eu e a clínica responsável ficassemos contentes, com a possibiliade de o animal melhor, mas tristes com o dinheiro gasto pelos donos. A carraça mais cara da história e digna de record do guiness!!


No dia seguinte, o animal não estava melhor... (uff-oops)
Afinal os testes serviram para alguma coisa. Um deles veio suspeito e acabou por tornar o caso em algo super interessante, já que não é todos os dias que temos uma apresentação neurológica de toxoplasmose num cão.

3 comentários:

  1. A custar esse preço o raio da carraça devia ser de ouro! Deviam ter logo usado um detector de metais para encontrar a bicha... ;)

    ResponderEliminar
  2. Oh! Isso é uma boa ideia =P vou fazer uma nota mental para não repetir a msema coisa! =)
    Na verdade não fui eu que pedi aquelas análises todas, foi a clínica responsável pelo caso... Não tive foi coragem para perguntar se era mesmo preciso aquilo tudo x)

    ResponderEliminar
  3. Adoooooooro toxoplasmose! Espero que nao haja ninguém gravido por aí! xD

    Renato

    ResponderEliminar