domingo, 23 de janeiro de 2011

Cardiology - Aproved! :D

E assim chegou ao fim a minha primeira rotação: Cardiologia. Esta é uma rotação de apenas duas semanas que eu aumentei para 3. Antes de vir, tinham-me dito que não seria possível fazer esta rotação, pois já estaria preenchida pelos alunos de cá. E estava, mas o Dr. Lengendre (que nos foi buscar ao aeroporto), "worked his magic" e lá houve lugar pra "Tugas" :)
Quer a Residente quer a Professora são muito simpáticas, divertidas e explicam muito bem os temas que são abordados nas "Rounds". Nas primeiras duas semanas houve muitos casos, vi quase tudo o que é doença congénita (excepto PDA que era o que realmente precisava de ver pra minha tese!!), tive direito a uma Tetralogia de Fallot que é daqueles defeitos que estudámos e provavelmente nunca vamos ver! Degenerescências valvulares, defeitos do septo interventricular, uma aorta pequena num Boxer, cardiomiopatias dilatadas, hipertróficas, estenoses aórticas,hemangiossarcomas, VPC's... just name it..! Auscultei muitos bichos, tive um caso só meu (o que é difícil quando se está numa rotação com mais 2 Americanas que pagam balúrdios para estudar aqui e há poucas consultas por dia).
Ouvi falar em "open heart surgery", mas isso só se faz em 3 sítios no País e Knoxville não é um deles :P Mas fazem cirurgia para resolução de estenoses pulmonares, colocação de pacemakers, etc. Não assisti a nenhuma, porque pelos vistos a época alta dos problemas cardíacos é no Outono (LOL). Ouve-se falar em muitos mil dólares de cada vez, os donos dos bichos gastam balúrdios com os seus animais e são designados por "Mom" e "Dad".
Durante a nossa estadia por cá há-de surgir um PDA pra eu acompanhar!
Agora segue-se Medicina Interna, acaba-se a boa vida, o entrar tarde e sair cedo, e começa o trabalho árduo :)
Bô, há-de correr bem :)


P.S. Ai um caldo verde...um arroz de marisco... :/

1 comentário: