quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

This is Tennessee!

Hoje de manhã quando me falaram no jogo de Basketball que ia haver e na possibilidade de irmos, fiquei logo cheia de vontade de ir. Quando em Portugal se fala de desporto universitário ninguém se entusiasma muito. Talvez pensemos nos tempos em que a UTAD tinha uma equipa de futebol de salão na primeira liga, mas isso já são outros tempos... Aqui, Knoxville TN, casa dos Volunteers, a coisa é diferente!!


O símbolo dos Volunteers!



Saímos do hospital veterinário às 6:30pm e apanhamos o autocarro gratuíto que leva as pessoas do campus universitário ao estádio. Sim, escrevi estádio e não pavilhão de propósito. A Thompson-Boling Arena tem capacidade para 21,678 pessoas..! Ao sairmos do autocarro encontramos logo vários homens a quererem vender bilhetes para o jogo. Assim conseguimos pagar 10$ em vez de 15$!

A arena e atrás o mega estádio de futebol americano.
 Quando chegamos lá ficamos bastante surpreendidos com as instalações. Tudo parece novo e bem tratado. Fomos procurar os nossos lugares e sentamo-nos a ver os jogadores a aquecerem e a apreciar o ambiente do pavilhão enquanto enchia. Acabamos por ser cerca de 19mil pessoas a assistir!
A grande diferença entre o desporto na Europa e o desporto aqui, é o facto de os americanos transformarem tudo num verdadeiro espectáculo. Animação não falta nos tempos mortos. E isto é só desporto universitário!

Passado algum tempo de estarmos lá, chegou a mascote, um Bluetick Coonhound (raça de caça típica do sul dos EUA) e a banda da UT! Banda essa composta por imensos intrumentos de sopro e bateria. Tocaram várias músicas durante as pausas do jogo e deram ritmo à festa.

Depois de os jogadores terem saído do campo para irem ao balneário receber as últimas instruções do treinador, voltaram ao campo totalmente equipados no seu fato de treino laranja brilhante, não fosse o laranja a cor da UT! Antes da equipa da casa a equipa da casa, entrou a equipa adversária a LSU (Louisiana State University). Enquanto os nomes de cada jogador adversário era anunciado, os alunos da UT (que têm bilhetes de graça para os jogos) fingiam ler jornais muito desinteressados. No final de cada nome, baixavam os jornais e diziam 'Sucks!'. Já a apresentação de cada jogador da casa, para além de ser feita num clima dramático com luzes apagadas e luzes de holofotes a passearem pelo campo, tinha direito a fogo de artifício! (de lembrar que é desporto universitário...). Antes de começar o jogo, não podíamos deixar de ir buscar o cachorro quente e a coca-cola!

A apresentação de um jogador dos Volunteers
 
O ambiente dramático =P


A recepção aos jogadores no campo. Recebidos dentro de um Tê formado por cheerleaders
Claro que não podia faltar o hino dos EUA antes de começar o jogo. Cantado pelo coro masculino da UT. Com a assistência toda em pé e am silêncio profundo. Alguns com mão no coração, outros a fazer continência e outros, como o Trigas, a falarem por não perceberem que o hino não é o da UT mas o do país. Lá começou o jogo! Foi até bastante interessante, apesar da LSU me parecer uma equipa bastante fraca. Deu para haver algumas jogadas de alto nível que faziam as bancadas delirar! Sempre que a equipa estava na defesa, os alunos da UT gritavam 'defense', 'defence', defence'. Os Volunteers ganharam 75-53. Sempre que algum jogador marcava um triplo, o comentador dizia o seu nome seguido de 'with three for Tennessee!'


Os tais rapazes a fazer umas cenas maradas =P
No primeiro time-out da partida, apareceram pessoas a atirar brindes para as bancadas e no meio do campo andava um canhão que disparava os brindes para as zonas da bancada que mais pediam para os receber! Nos tempos seguintes tínhamos as cheerleaders com cartazer a dizer 'clap' ou a dizer 'louder'. A banda ia sempre tocando qualquer coisa animada. No intervalo uma pessoa é escolhida aleatóriamente da bancada e tem 25 segundos para marcar 3 cestos. Um de dentro da área um da linha de lance livre e um da linha de triplo. Se conseguirem ganham 5.000$!! O rapaz não conseguiu por 2 segundos.. Quando lançou à sorte da linha do triplo, já lançou mesmo em cima do zero e a bola acabou por entrar! Que pena... Bem, teve de se contentar com 4 bilhetes para o rodeo. Para além desta animação houve ainda um grupo de rapazes a fazer mortais. Foi um número louco. Mesmo porreiro e mesmo difícil de descrever, tinham de lá estar!
As cheerleaders não eram nada de especial, foram uma desilusão.

O jogo
Um timeout












Para acabar, não podia não falar da famosa kiss-cam!! Foi sem dúvida uma parte super divertida do espectáculo! A reacção das pessoas quando dão conta que estão a ser filmadas é super engraçada. E para terminar, foi um casal aí nos seus 80 anos, super fofos e super apaixonados!

1 comentário: